terça-feira, 3 de novembro de 2009

" DESABAFO DE SOGRA- Parte II "

“ DESABAFO DE SOGRA – Parte II”
“ Escrevi uma carta pra meu filho, mas não entreguei ! Era pra que ele percebesse que tem logo que ir para o cantinho deles, se é que queremos salvar o que ainda podemos ter de bom no relacionamento.E sei que teremos bons momentos, se o caldo não entornar antes. Mas, meu outro filho e o marido me disseram pra ter um pouquinho mais de paciência... Fizemos tudo para não magoá-lo, já que é tão sensível. Mas e eu, e nós? "

" Depois de ouvir tudo o que ela tinha a desabafar, quando eu disse à minha nora que sua indiferença doía e que sentia falta de conversarmos, de sentir que minha presença era bem vinda, que podíamos fazer algo juntas, tocar violão, artesanato, assistir um filme a 4, sei lá... ela respondeu que não gostava dos filmes que eu assistia, que não saberia me dizer quando estaria disponível p/ o artesanato e que seu jeito de ser era mesmo assim : "gosto de ficar na minha"! Nunca esteve disponível pra nós, o que acabou causando um afastamento.”

“ Desde o início, também com os cunhados, quando começávamos a conversar com o filho, ela começava a batucar, ou falar alto, ou interrompia, visivelmente enciumada. Então, nós lhe dávamos mais atenção, porque deve ser difícil mesmo, estar no meio de familiares só do marido.Tudo ficava bem por um tempo. Assim que, um de nós, tinha uma opinião diferente ou contrária à do nosso filho, ela virava o tempo! Quando estava com raiva dos pais, ela emburrava, e já não sabíamos se era conosco ou, do que se tratava.Eles haviam vindo morar em nossa casa, mas o tempo passava e não se abriam para nós, até que eu mesma passei a não ficar mais na sala quando eles estavam assistindo um filme. Tínhamos receio de invadir... e começamos a nos sentir invadidos. Para evitar que ela se sentisse mal, acabei por me sentir “demais” em minha própria casa.”

“ Eu os avisei da rotina da minha funcionária doméstica, que trabalha apenas meio período e tem um dia reservado para cada coisa. Foi outra grande discussão,quando precisei lhes dizer que gostaria que eles, pelo menos no domingo, e na 2ª.f., evitassem trabalhar a noite toda e dormir pela manhã. Apenas 2 dias a funcionária teria que entrar p/ limpeza e lavar banheiro. Meu filho me disse que eu estava me incomodando mais com a casa, do que com as pessoas e que não estava demonstrando amor. Fiquei constrangida pela decepção de não estarem me vendo como uma pessoa com falhas, manias, mas também com muitas coisas boas. Mesmo assim, já que eu queria ajudar, eu tentava faze-lo por inteiro, e cedi em muitas coisas. Entretanto, o tempo passou e comecei a ficar cansada. A confiança, natural em mim, de que amanhã é sempre um novo dia e podemos faze-lo melhor que o anterior, foi cedendo também à realidade. Deus! Nem sempre precisamos tentar consertar as coisas! Não temos energia para isto, o tempo todo! Demorei para perceber que falhei por não encarar a realidade, da impossibilidade de vivermos juntas, numa boa, por mais que eu tentasse demonstrar amor. Meu marido perdeu a paciência e, às vezes, é ríspido com ela, o que ela parece estar pronta para revidar, na altura.”

“ Hoje, ela nem ouve quando eu ou meu marido fazemos alguma pergunta no escritório ou comentário com ela. Não responde, a menos que eu repita a pergunta - está alheia a nós! É evidente que não está cantando para deixar o ambiente mais alegre, pois a presença dela não tem alegrado ninguém!"

" Sabe o que parece? No início eu pensei que fosse falta de maturidade e experiência. Mas agora, vejo que é falta de respeito, educação e provocação! Só meu filho não vê! Talvez ele também estivesse tentando fazer tudo dar certo! E se via, no começo, e por isto brigavam, isto foi talvez o que ajudou a afastá-la mais ainda de nós, é claro! Aliás, estou numa situação delicada, porque eles brigam muito por conta do trabalho que fazem e não queria que ela dissesse amanhã,que fui eu a culpada, por alguma briga deles, então, tento aguentar e não aumentar o problema. Percebe?"

" Ela parece estar querendo provar a ele como nós não os aceitamos como são, e como somos injustos, então fica provocando situações, talvez com o desejo inconsciente(ou não) de serem "expulsos do paraíso" ( como criança que provoca até apanhar e depois sossega, enquanto a mãe fica sentindo-se culpada!) Que saco! Meu marido já não papas na língua. Já nos afastamos do filho, pois não queremos provocar o ciumes dela, nem magoá-lo. E eu agora, já estou meio aborrecida com ele também, pois, para o bem de todos, ele já devia ter percebido que era melhor sair logo de casa, procurarem um lar pra ela ter seu canto, sua vida - afinal, quem casa, quer casa! Já fiquei muito triste, deprimida, fui me afastando e ficando calada. Depois orei e melhorei. Quanto mais eu cedia, mais ela provocava. Era uma situação provisória, mas tá chegando no limite.”

" Eu só queria dizer pra ele, sem precisar explicar: " FILHO, TE AMAMOS ! E VOCÊ NOS AMA? ENTÃO, SAIA ENQUANTO ESTÁ TUDO BEM. ELA NÃO PRECISA MUDAR EM NADA. APENAS, NÓS TODOS PRECISAMOS DE UMA CHANCE. SAIA, POR FAVOR, ENQUANTO ESTÁ TUDO BEM !" Quem de vocês pode dizer que ouviria isto e não ficaria mortalmente ofendido? É sempre mais fácil dar palpite na vida dos outros, do que estar no lugar que estou, seguir o coração e dizer pra ele o que eu tinha vontade. Sabe porque não o faço? Porque sei que ele não vai me compreender, e vai ficar ofendido e se sentirá desprezado, por todos nós e tudo que demos por amor, não passará de um sonho apenas nosso. E seria uma pena! Ser mãe, é pra vida toda e não é fácil ser mãe de adultos! Nosso coração de mãe é o mesmo de quando os filhos eram pequeninos! Só que também deveríamos receber demonstrações de amor e carinho, mais vezes, não acha?"

" Tenho medo de não aguentar, por isto, ouvi seu conselho e estou aqui me desabafando. Quem sabe assim, fica menos impossível, apesar da atitude dela estar minando com todas as possibilidades. Será que é assim que ela pensa ser a melhor maneira de "agarrar e manter o seu homem? Por mostrar que só ela é confiável, e não a família dele?"

" Desculpe, por dizer tanto, mas precisava mesmo. Se contasse pela metade, sobraria pra "venenosa da sogra" ( como os preconceituosos diriam.) Ore por mim, amiga, pra que a melhor parte de mim prevalesça... aquela que acredita sempre que tudo vai passar, como se fosse apenas um remédio amargo que eu tive que engolir... "

2 comentários:

  1. Talvez o seu filho saiba que voces estao certos e que ela esta errando mas por amor nao queria ouvir porque o amor é cego !
    Sabe porque diz isso tou passando plo mesmo meu namorado veio viver comigo para a casa dos meus pais e assim estamos a um ano e meio ele nao gosta dos meus pais por nada deste Mundo e eles aos poucos e poucos tanbem nao gostam deles !
    E EU? EU tou no meio de duas paredes porque acabei de ser mae e nao consigo meter a paz entre eles !o Problema é que a minha mae provoca ele muito e ele manda as boucas dele e assim ficam..
    é o que digo ele é muito ciumento que ate as saidas cm a minha mae ja me proibiu entao imagine o que estou a passar
    Mas o amor é cego infelizmente tanbem estou cega e nao saio deste buraco porque sei que os meus pais tem razao e que nao é um homen para min..e apesar de tudo custame imaginar criar o meu filho sem o pai ! pOr isso cara amiga se forte.. Muito forte Um dia O seu filho lhe dara ouvidos :)

    TUDO DE BOM E AS MELHORAS PARA VOCES

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vou lhe dizer uma coisa, eu não queria que ele um dia nos desse ouvidos! Eu queria que ela amadurecesse e eles fossem felizes! E ,claro, que ele compreendesse que fizemos o que pudemos, e que nos ame.
    Já passou algum tempo depois que escrevi desabafando isto tudo.Hoje eles não estão mais morando conosco, mudou-se para outra cidade bem distante, em outro Estado. Estão aproveitando a vida e isto me faz feliz, só que eles estão realmente longe de todos...isto preocupa, mas escolheram assim.Tá tudo bem.É melhor sentir saudades, do que viver em ambiente onde existe raiva!
    Agora pense um pouco em você!É mais sério pois até já é mãe, pelo que conta. Então,o amor é cego sim e na verdade só queria dar um palpite...desculpe...mas com tempo, e calma, observe bem o ciúme de seu namorado e como ele te trata agora. Uma verdade é que, quando o tempo passa e acaba a "paixão", ou vem o amor se vocês tiverem uma base sólida, ou as coisas pioram se ele for apenas possessivo e egoísta. Observe e se pergunte o que você quer para sua vida. Observe se seus pais tem razão -você sente que ele é um bom homem pra você?
    Se achar que seus pais tem razão, pergunte-lhes se eles estão dispostos a ajudá-la com seu filho e tome uma atitude. Amanhã pode não ter mais o apoio deles! Agora ainda é jovem e pode escolher entre ficar com seus pais, e ter chance de recomeçar a vida, mais tarde com outro. Depois que muitos anos se passarem, vierem outros filhos e outras dificuldades, se você se tornar dependente dele financeiramente e emocionalmente, pode ser que então, seja mais difícil de recomeçar a vida, mantendo a dignidade. Só vale a pena você criar o filho com o pai, se a presença e exemplos dele trouxer mais coisas boas para você e para seu bebê, não acha? O tempo tranquiliza as coisas, mas não faz milagre, não!
    Se você não puder confiar no teu namorado agora, que ainda estão apaixonados e deveria estar tudo bem, mais tarde vai ser mais difícil, sabe? Mas se achar que ele é o amor de sua vida e é um homem que vale a pena e lhe tem respeito e amor, construa AGORA, o futuro(converse com sua mãe.)
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir

Seu comentário será bem vindo !

 
BlogBlogs.Com.Br
BlogBlogs.Com.Br